“Criando meu primeiro artigo”: iniciando acadêmicos de odontologia ao universo da publicação científica
DOI:
https://doi.org/10.70614/x62cgs15Palavras-chave:
Iniciação científica, Extensão, Formação acadêmicaResumo
Este artigo relata uma atividade de extensão universitária desenvolvida em 2024 com discentes da Faculdade de Odontologia do Amazonas (IAES), com o objetivo de fomentar a escrita científica entre estudantes de todos os períodos do curso. A proposta foi estruturada em encontros presenciais e virtuais ao longo de um semestre letivo, envolvendo 20 participantes interessados na iniciação científica. A metodologia adotada baseou-se em dinâmicas participativas e na abordagem problematizadora, articulando teoria e prática por meio de aulas expositivas, oficinas, discussões em grupo e orientações individualizadas. Os estudantes foram organizados em grupos temáticos com o desafio de elaborar e submeter artigos científicos, sendo orientados quanto à estrutura textual, escolha de delineamentos metodológicos, critérios de seleção de revistas e uso de bases de dados confiáveis. Ao longo do processo, observou-se o desenvolvimento de competências essenciais para a produção acadêmica, como clareza, coesão textual e rigor metodológico. Os resultados apontam para o fortalecimento das habilidades de escrita científica, ampliação do interesse pela pesquisa e integração entre teoria e prática, além de evidenciar a importância da extensão universitária como promotora de práticas formativas inovadoras. Conclui-se que a iniciativa contribuiu significativamente para a formação crítica e reflexiva dos participantes, recomendando-se sua continuidade e replicação em outros cursos da área da saúde.
Downloads
Referências
1. Hanson MA, Gómez Barreiro P, Crosetto P, Brockington D. The strain on scientific publishing. Quant Sci Stud. 2024;5(4):823-43.
2. Mugnaini R, et al. Panorama da produção científica do Brasil além da indexação: uma análise exploratória da comunicação em periódicos. Transinformação. 2019;31:e190033.
3. Ribeiro IL, Medeiros Júnior A. Graduação em saúde, uma reflexão sobre ensino-aprendizado. Trab Educ Saúde. 2016;14(1):199-216.
4. Almeida AH, Soares CB. Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem. 2011;19:614-21.
5. Azevedo Machado FC, Oliveira SF, Carvalho LA. Graduação em saúde coletiva: o que mostram os indicadores do sistema de gestão acadêmica? Comun Ciênc Saúde. 2024;35(2).
6. Freire P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1987.
7. Maciel LR. Política Nacional de Extensão: perspectivas para a universidade brasileira. Rev Participação. 2010;10(18):15-25.
8. Freitas LS, Teixeira KKR, Abelha F. Iniciação à escrita acadêmica de estudantes da área da saúde: reflexões pedagógicas de uma experiência prática supervisionada. Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade; 2021.
9. Peduzzi M, Ciampone MHT. Trabalho em equipe. In: Lima JCF, Pereira IB, coordenadores. Dicionário de educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; 2009.
10. Fontelles MJ, Simões MG, Farias SH, Fontelles RGS. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Rev Para Med. 2009;23(2):1-11.
11. CAPES. Plataforma Sucupira [Internet]. Disponível em: [https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/](https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/)
12. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT; 2018.
13. Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Manual de elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. 4. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: INCA; 2025.
14. Reyes DJE, et al. Escrita científica, transparência e integridade na divulgação científica. Ensino Pesqui. 2025;23(1):770-81.
15. Sackett DL, et al. Evidence-based medicine: what it is and what it isn't. BMJ. 1996;312(7023):71-2.
16. Cancian QG, et al. Desvendando a iniciação científica na formação inicial do estudante pesquisador: uma perspectiva brasileira. EduSer. 2024;16(2).
17. Biggs J, Tang C. Teaching for quality learning at university. 4th ed. London: McGraw-Hill; 2011.
18. Kolb DA. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Upper Saddle River: FT Press; 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Extensão IAES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.