“Criando meu primeiro artigo”: iniciando acadêmicos de odontologia ao universo da publicação científica

Autores

  • Jefter Haad Ruiz da Silva Autor
  • Márcia Lopes Rocha Faculdade do Amazonas - IAES Autor
  • Natália Stefany da Silva Pereira Faculdade do Amazonas - IAES Autor

DOI:

https://doi.org/10.70614/x62cgs15

Palavras-chave:

Iniciação científica, Extensão, Formação acadêmica

Resumo

Este artigo relata uma atividade de extensão universitária desenvolvida em 2024 com discentes da Faculdade de Odontologia do Amazonas (IAES), com o objetivo de fomentar a escrita científica entre estudantes de todos os períodos do curso. A proposta foi estruturada em encontros presenciais e virtuais ao longo de um semestre letivo, envolvendo 20 participantes interessados na iniciação científica. A metodologia adotada baseou-se em dinâmicas participativas e na abordagem problematizadora, articulando teoria e prática por meio de aulas expositivas, oficinas, discussões em grupo e orientações individualizadas. Os estudantes foram organizados em grupos temáticos com o desafio de elaborar e submeter artigos científicos, sendo orientados quanto à estrutura textual, escolha de delineamentos metodológicos, critérios de seleção de revistas e uso de bases de dados confiáveis. Ao longo do processo, observou-se o desenvolvimento de competências essenciais para a produção acadêmica, como clareza, coesão textual e rigor metodológico. Os resultados apontam para o fortalecimento das habilidades de escrita científica, ampliação do interesse pela pesquisa e integração entre teoria e prática, além de evidenciar a importância da extensão universitária como promotora de práticas formativas inovadoras. Conclui-se que a iniciativa contribuiu significativamente para a formação crítica e reflexiva dos participantes, recomendando-se sua continuidade e replicação em outros cursos da área da saúde.

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Publicado

2025-07-05

Edição

Seção

Artigos Originais