Comunidade em foco: educação, saúde e cidadania com abordagem interdisciplinar no IAES

Autores/as

  • Márcia Lopes Rocha Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Samuel Felipe Nobre da Silva Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Milena de Matos Pinto Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Giullya Manuela Pinto Colares Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Gilberto de Almeida Aguiar Neto Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Cristine Victoria Elias Ferreira Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Cléa de Moraes Catanhede Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Carlos Roberto Avelar Amazonas Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Ana Luisa Albino de Souza Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Natália Stefany da Silva Pereira Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Jefter Haad Ruiz da Silva Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a
  • Simone Franco da Costa Faculdade do Amazonas - IAES Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.70614/p5m4a970

Palabras clave:

Saúde bucal, Saúde emocional, Formação acadêmica, Interdisciplinaridade

Resumen

O Projeto de Extensão IAES: Saber e Cidadania na Comunidade têm como finalidade democratizar o acesso ao conhecimento nas áreas de Odontologia, Psicologia e Ciências Sociais, promovendo uma abordagem integrada para a promoção da saúde bucal, o bem-estar emocional e o exercício da cidadania. O projeto envolve a comunidade acadêmica e local em ações que incluem atendimentos gratuitos, palestras, rodas de conversa e distribuição de kits de higiene. A proposta central é a integração interdisciplinar, proporcionando aos acadêmicos uma formação além do ensino técnico, com ênfase em aspectos críticos e sociais, permitindo que apliquem seus conhecimentos em situações práticas e desenvolvam habilidades técnicas e socioemocionais. O projeto visa fortalecer o vínculo entre a Faculdade do Amazonas – IAES e a comunidade, abordando temas como saúde mental, prevenção e cidadania de maneira humanizada. As ações, voltadas para diferentes faixas etárias, incluem promoção de autocuidado, prevenção em saúde e apoio a idosos, reafirmando o compromisso da Faculdade com a transformação social. O projeto alinha-se aos princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS), que entende saúde como o bem-estar físico, mental e social, e à Constituição Federal de 1988, que garante a saúde como direito universal. As ações também incluem visitas pedagógicas e campanhas de educação em saúde, ampliando o acesso à informação e estreitando os laços entre a academia e a população.

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Referencias

1. Silva JN, Andrade MS. Educação, território e cidadania: a escola como espaço de transformação social. Ver. Educ. Contemp. 2023;13(2):45–57.

2. Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 2000.

3. Organização Mundial da Saúde (OMS). Relatório Mundial de Saúde Mental: Transformar a Saúde Mental para Todos. Genebra: OMS; 2023.

4. Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal; 1988.

5. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Publicado

2025-07-05

Número

Sección

Artigos Originais