Promoção da saúde bucal e socioemocional no ambiente escolar: experiência do projeto Crescer Sorrindo
DOI:
https://doi.org/10.70614/m6bz9735Palavras-chave:
Saúde bucal, Cidadania, Crianças e adolescentes, Socioemocional, Educação em saúdeResumo
O Projeto de Extensão Crescer Sorrindo, promovido pela Faculdade do Amazonas – IAES em parceria com a Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, foi desenvolvido ao longo de 2024 com foco na promoção da saúde bucal, cidadania e desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes. As atividades ocorreram mensalmente e contaram com a participação de acadêmicos de Odontologia na realização de ações educativas, lúdicas e clínicas. As abordagens incluíram atividades de orientação sobre higiene bucal, jogos, rodas de conversa, aplicação tópica de flúor e encaminhamentos para as clínicas-escola do IAES, que oferecem atendimento odontológico gratuito ao público infantil. O projeto contribuiu para a formação humanizada dos acadêmicos e fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade, incentivando práticas preventivas e o protagonismo juvenil.
Downloads
Referências
1. Instituto Ayrton Senna. Competências socioemocionais: habilidades para a vida. São Paulo: Instituto Ayrton Senna; 2015.
Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/
2. Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; 2018.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br
3. Organização Mundial da Saúde (OMS). Saúde bucal. Genebra: OMS; 2022.
Disponível em: https://www.who.int/pt/news-room/fact-sheets/detail/oral-health
4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde; 2021.
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/saude-bucal
5. Pinto VG. Saúde bucal coletiva. 5ª ed. Santos: Livraria Santos; 2008.
6. Pinto ACG. Odontopediatria. Santos: Editora Santos; [ano de publicação].
7. Wolf S. Psicologia no consultório odontológico. [Local]: [Editora]; [ano de publicação].
8. Da Silva JHR, Souza MO, Queiroz LGS, Oliveira SM. Nuances do saber científico: o uso do lúdico como ferramenta de educação em saúde bucal à crianças escolares. Extens Foco [Internet]. 2021 [citado em 2025 abr 28];22. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/download/74476/42127
9. Kishimoto TM. O brincar e suas teorias. 3. ed. São Paulo: Pioneira; 2011.
10. Seger L. Psicologia e odontologia: uma proposta integradora. São Paulo: Artes Médicas; 2011.
11. Sodré M, Muniz. Prefácio ao retorno da comunidade. In: Paiva R, organizadora. O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Editora Mauad; 2007.
12. Souza L, Macedo A, Gusmão R, Athayde AC, Costa C, Nóbrega C. A saúde bucal no âmbito escolar e familiar: da autonomia à transformação social. Rev Bras Educ Med [Internet]; 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Extensão IAES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.