Transformando o ensino de anatomia: uma vivência interativa e humanizada
DOI:
https://doi.org/10.70614/9gg83405Palavras-chave:
Monitoria, Anatomia humana, OdontologiaResumo
Introdução: A monitoria acadêmica é uma atividade complementar ao ensino superior que visa fortalecer o processo de aprendizagem por meio da atuação de estudantes que colaboram com o docente em atividades teóricas e práticas. Essa experiência contribui para o aprendizado coletivo, desenvolve o protagonismo estudantil e reforça valores como ética, responsabilidade e empatia no processo formativo. Metodologia: As atividades de monitoria foram realizadas a partir de duas abordagens principais: (1) Kahoot, como ferramenta de gamificação, utilizada para revisar conteúdos por meio de quizzes interativos, estimulando o engajamento e a fixação do aprendizado; e (2) Simulação prática em laboratório, com identificação de estruturas anatômicas, simulando o formato de uma prova prática, com tempo cronometrado e correção orientada. Ambas as atividades foram conduzidas com escuta ativa, incentivo à participação e ambiente colaborativo. Resultados e Discussão: Os alunos demonstraram maior interesse e segurança nos conteúdos, relatando melhora na compreensão e no desempenho nas avaliações. O uso de metodologias ativas tornou o aprendizado mais dinâmico e significativo, favorecendo a interação entre monitor e discentes. A utilização de estratégias inovadoras como jogos e simulações contribuiu para tornar o ensino de Anatomia mais acessível e estimulante. Além disso, proporcionou ao monitor o desenvolvimento de competências docentes e comunicativas, reforçando a importância da empatia e do trabalho colaborativo. Conclusão: A monitoria demonstrou ser um espaço de troca de saberes e crescimento mútuo, transformando o processo de ensino-aprendizagem em uma vivência mais humana, criativa e significativa.
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