AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM CÂNCER: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Quézia Macedo Nóbrega Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Genice Silva e Silva Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Cleber Nunes Alexandre Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Giselle Moreira Sampaio Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Paulo Vitor Bastos Antunes Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Nelma Pires Picanço Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Elaine Cristina Gomes dos Santos Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Paula Marinho de Magalhães Carvalho Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) Author
  • Lizete Karla Filgueiras de Souza Faculdade do Amazonas - IAES Author

DOI:

https://doi.org/10.70614/pgqhqa72

Keywords:

Educação em saúde bucal, qualidade de vida, estratégias de saúde, hospitalização

Abstract

Introdução: Hábitos de higiene bucal, ocupa um espaço significativo na prevenção de doenças bucais¹. Os cuidados odontológicos aos pacientes submetidos a tratamentos de doenças onco-hematológicas são imprescindíveis à vista que minimiza o surgimento de lesões orais precoces consequente da doença e/ou do seu tratamento. A deficiência na higienização bucal ou a pré-existência de focos infecciosos ampliam os riscos de infecção bucal no decorrer do tratamento antineoplásico, estendendo-se também o risco de complicações sistêmicas e um maior tempo de hospitalização, ocasionando redução na qualidade de vida e no bem-estar da criança². O presente relato de experiência tem como objetivo explanar ações de educação em saúde bucal desenvolvidas na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (HEMOAM) para crianças portadoras de câncer. Metodologia: A educação em saúde bucal priorizou estratégias lúdicas com temas voltados para odontologia, intencionando a inclusão de hábitos saudáveis mediante ao estado crítico de saúde e agravos bucais.  No decorrer do tratamento a criança e seus familiares passam por mudanças consideráveis na rotina do dia a dia apresentando algumas limitações físicas, o acolhimento dessas ações educativas foram desenvolvidas com uma importante missão de ressaltar o significado dos cuidados com a higiene oral. Resultados e Discussão: Durante as visitas realizadas, notou-se grande participação das crianças nas atividades lúdicas, alguns com pouca disposição devido ao seu quadro de clínico de saúde. A atenção nos objetos figurativos sendo livro que narra a história de dentes cariados confeccionados pelos autores, macro escova e macromodelo usados para orientar a prevenção da carie. A abordagem desenvolvida foi de grande relevância, pois foi possível a compreensão, atenção e inclusão no autocuidado com saúde bucal das crianças. As atividades lúdicas sobre orientação e cuidados preventivos contribui para um melhor entendimento, torna o ambiente mais agradável, alegre e como profissionais criamos um melhor vínculo com os pacientes gerando aceitação no tratamento oncológico3. Conclusão: As Ações de Educação em saúde bucal desenvolvidas neste relato tem atestado eficácia em virtude da interação e maior aceitação para os cuidados de prevenção de doenças bucais. Essas ações podem perder a sua eficácia se não reforçada as informações para os responsáveis das crianças hospitalizadas.

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Published

2024-12-17