Projeto de extensão endoclin
DOI:
https://doi.org/10.70614/gtknbw90Palavras-chave:
Tratamento de canal, Endodontia clínica, HumanizaçãoResumo
O Projeto de Extensão "ENDOCLIN" foi criado com o objetivo de enriquecer a formação acadêmica e aprimorar as habilidades dos alunos do curso de Odontologia no tratamento de canal, através de atividades clínicas em Endodontia. Voltado para estudantes de graduação, a comunidade em geral, pacientes das clínicas odontológicas, e funcionários, o projeto visa proporcionar à população carente a oportunidade de receber tratamento de canal com acompanhamento clínico e radiográfico. Além disso, busca capacitar os acadêmicos para planejar e executar tratamentos endodônticos de maneira humanizada, eficiente e avançada. A metodologia envolve a participação semanal de acadêmicos a partir do 7º período, sendo no máximo 12 e no mínimo 6 alunos que já tenham cursado a Disciplina de Endodontia II. O projeto conta com a colaboração de voluntários, professores de Endodontia e é responsável pelo agendamento, triagem e seleção dos pacientes, priorizando a comunidade em geral, disciplinas e cursos de Pós-Graduação do IAES, estudantes e funcionários. A participação ativa dos alunos no processo de agendamento e triagem, bem como a computação da produtividade, são essenciais para o bom funcionamento do projeto. O impacto positivo do projeto é evidente na comunidade atendida pela Faculdade de Odontologia – IAES, proporcionando tratamento endodôntico a pacientes de baixa renda e prevenindo complicações que poderiam resultar na perda dentária e comprometer a saúde dos pacientes. O ENDOCLIN é, portanto, uma iniciativa relevante e benéfica para a população local.
Downloads
Referências
1. Dias Coutinho, R; Pagel Ramson, K.; Moreira Pinto,L.; Rolim DE Sousa, E. L.Campos, CRM, Silva APG, de Souza GA… - Revista de Odontologia …, 2018 - Saúde e Educação Universidade Federal de Pelotas (UFPel) rocfpm.com
2. Matos HRM. Avaliação do movimento reciprocante na resistência á fratura cíclica em limas de rotação contínua [Dissertação] [Internet]. Piracicaba: Universidade Estadual de Campinas; 2016. Disponível em: www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/322142/1/Matos_HumbertoRamahMenezesde_M.pdf.
3. Vasconcelos RA. Influência de diferentes técnicas de instrumentação no travamento e adaptação de cones de guta-percha .04 analisados por tomografia computadorizada.[Dissertação] [Internet]. São José dos Campos (SP): Faculdade de Odontologia, Campus de São José dos Campos; 2012. [acesso em 2017 jun 25] Disponível: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/99622/vasconcelos_ra_me_sjc.pdf?
sequence=1&isAllowed=y
4. PORTO, V.M.C. Saúde bucal e condições de vida: Uma contribuição do estudo epidemiológico para a inserção de atenção à saúde bucal no SUS. 2002. Disserta- ção (Mestrado) – Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botuca- tu, 2002.
5. VICAVA, F. Informações em saúde: A importância dos inquéritos populacionais. Departamento de Informações em Saúde - Centro de Informação Científica e Tec- nológica da Fiocruz. Rio de Janeiro RJ, Brasil. 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Extensão IAES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.