Projeto de extensão endoclin

Autores

  • Márcio Lopes Linhares Autor
  • Kleber Maia Pereira Autor

DOI:

https://doi.org/10.70614/gtknbw90

Palavras-chave:

Tratamento de canal, Endodontia clínica, Humanização

Resumo

O Projeto de Extensão "ENDOCLIN" foi criado com o objetivo de enriquecer a formação acadêmica e aprimorar as habilidades dos alunos do curso de Odontologia no tratamento de canal, através de atividades clínicas em Endodontia. Voltado para estudantes de graduação, a comunidade em geral, pacientes das clínicas odontológicas, e funcionários, o projeto visa proporcionar à população carente a oportunidade de receber tratamento de canal com acompanhamento clínico e radiográfico. Além disso, busca capacitar os acadêmicos para planejar e executar tratamentos endodônticos de maneira humanizada, eficiente e avançada. A metodologia envolve a participação semanal de acadêmicos a partir do 7º período, sendo no máximo 12 e no mínimo 6 alunos que já tenham cursado a Disciplina de Endodontia II. O projeto conta com a colaboração de voluntários, professores de Endodontia e é responsável pelo agendamento, triagem e seleção dos pacientes, priorizando a comunidade em geral, disciplinas e cursos de Pós-Graduação do IAES, estudantes e funcionários. A participação ativa dos alunos no processo de agendamento e triagem, bem como a computação da produtividade, são essenciais para o bom funcionamento do projeto. O impacto positivo do projeto é evidente na comunidade atendida pela Faculdade de Odontologia – IAES, proporcionando tratamento endodôntico a pacientes de baixa renda e prevenindo complicações que poderiam resultar na perda dentária e comprometer a saúde dos pacientes. O ENDOCLIN é, portanto, uma iniciativa relevante e benéfica para a população local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Dias Coutinho, R; Pagel Ramson, K.; Moreira Pinto,L.; Rolim DE Sousa, E. L.Campos, CRM, Silva APG, de Souza GA… - Revista de Odontologia …, 2018 - Saúde e Educação Universidade Federal de Pelotas (UFPel) rocfpm.com

2. Matos HRM. Avaliação do movimento reciprocante na resistência á fratura cíclica em limas de rotação contínua [Dissertação] [Internet]. Piracicaba: Universidade Estadual de Campinas; 2016. Disponível em: www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/322142/1/Matos_HumbertoRamahMenezesde_M.pdf.

3. Vasconcelos RA. Influência de diferentes técnicas de instrumentação no travamento e adaptação de cones de guta-percha .04 analisados por tomografia computadorizada.[Dissertação] [Internet]. São José dos Campos (SP): Faculdade de Odontologia, Campus de São José dos Campos; 2012. [acesso em 2017 jun 25] Disponível: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/99622/vasconcelos_ra_me_sjc.pdf?

sequence=1&isAllowed=y

4. PORTO, V.M.C. Saúde bucal e condições de vida: Uma contribuição do estudo epidemiológico para a inserção de atenção à saúde bucal no SUS. 2002. Disserta- ção (Mestrado) – Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botuca- tu, 2002.

5. VICAVA, F. Informações em saúde: A importância dos inquéritos populacionais. Departamento de Informações em Saúde - Centro de Informação Científica e Tec- nológica da Fiocruz. Rio de Janeiro RJ, Brasil. 2002.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais