Projeto de extensão crescer sorrindo: integrando a promoção da saúde bucal, cidadania e emocional: Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva

Autores

  • Márcia Lopes Rocha Autor
  • Amilton Quaresma Autor
  • Alice Gabriele Autor
  • Andressa Silva Autor
  • Annalú Silva Autor
  • Beatriz Lima Autor
  • Érika Oliveira Autor
  • Flávia Araúo Autor
  • Isabelle Moura Autor
  • Jamilly Gomes Autor
  • Julia Oliveira Autor
  • Karimy Rocha Autor
  • Paula Danyela Autor

DOI:

https://doi.org/10.70614/6ss6e270

Palavras-chave:

Educação, Escola, Estudantes, Extensão, Saúde

Resumo

O presente projeto teve como finalidade democratizar conhecimentos aos estudantes da Escola de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva e todo contexto escolar: Direção, Professores e Colaboradores, sobre educação e prevenção da saúde bucal, emocional e cidadania. As ações foram avaliadas do ponto de vista qualitativo, verificando-se que em todas as orientações houve participação, questionamentos, contribuições e respostas positivas por parte dos estudantes da escola, promovendo a reflexão e a introdução de hábitos saudáveis. O artigo apresenta as ações extensionistas de promoção da saúde bucal, cidadania e emocional para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, com a participação de 364 estudantes, a escola está localizada no Município da Cidade de Manaus-AM. O Projeto alcançou seus objetivos proporcionando aos acadêmicos de odontologia intensificar a aprendizagem dos saberes da Odontologia e das Ciências Sociais, como também o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais e a interação com a comunidade escolar. Foram realizadas orientações a respeito da saúde bucal, alimentação saudável, higiene corporal, indisciplina: barulho na sala de aula, bullying, prevenção ao abuso sexual, menstruação e endometriose, palavras de baixo calão: palavrão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Lopes Rocha

    Coordenadora do Projeto de Extensão

Referências

1. Forproex - Forum de Pró-Reitores de extensão das universidades públicas brasileiras. Plano nacional de extensão universitária. Ilhéus: Editus, 2001. (extensão universitária, v.1).

2. Marques; M. A. P. Saúde e bem-estar social. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz. p. 369-373. 2002.

3. Costa N, Rodrigues M. Promoção e prevenção em saúde mental na infância: implicações educacionais. Psicologia da Educação. Revista do programa de estudos Pós-graduação-PUC-SP. 2020; 1(1): 1-7.

4. Horta, Rogério Lessa et al. Promoção da saúde no ambiente escolar no Brasil. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 51, n. 27, 2017. Disponível. Acesso em: 12 jul. 2019.

5. Pereira AC. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed; 2003.

6. Minetto C et al. A extensão universitária na formação de estudantes do curso de administração. Revista Conbrad, Campus Cerro Largo. 2016; 1(1): 33-46.

7. Silva CB et al. Atividades de educação em saúde junto ao ensino infantil: relato de experiência. Revista de Enfermagem. 2017; 11(2): 5455.

8. Cortez EA, Silva LM. Pesquisa-ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem. 2017; 11(9): 3642-9.

9. Síveres L. Extensão Universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber; 2013.

10. Oliveira FLB, Almeida Júnior JJ. Motivações de acadêmicos de enfermagem atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da faculdade ciências da saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde. 2015; 16(1): 36-44.

11. Deus GB, Krug MR. Avaliação de um projeto de extensão universitária na percepção de professores da educação básica. Revista Conexão UEPG. 2018; 14(3): 446-453.

12. Silva ACM, Sei MB. A humanização na formação acadêmica em saúde: perspectiva de egressos de um projeto de extensão. Rev Psicol Saúde. 2021; 13(3): 3-18.

13. Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cadernos de Saúde Pública. 2004; 20(5): 1400-1410.

14. Silva LA, Muhl C, Moliani MM. Ensino médico e humanização: análise a partir

dos currículos de cursos de medicina. Psicologia Argumento. 2015; 33(8): 298-309.

15. Schneider LM, Vieira KV. Saúde e educação: a humanização do saber através da consciência. Saúde & Transformação Social. 2011; 1(2): 116-123.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais